O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS É UMA UNIDADE PÚBLICA INTEGRANTE DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS
O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.
Nesta perspectiva, a unidade oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social em decorrência de:
- Negligencia e abandono;
- Ameaça de maus tratos;
- Violações físicas e psíquicas;
- Discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais.
Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da ação protetiva para família, o CREAS conta com uma equipe multiprofissional que promove a integração de esforços, recursos para potencializar as ações para os seus usuários e conta com a parceria dos serviços socioassistenciais e Sistema de Garantia de Direitos.
QUAL O PÚBLICO ALVO DO CREAS?
- Crianças e adolescentes vitimas de abuso de exploração sexual;
- Crianças e adolescentes vitimas de violência domestica (violência física, psicológica, sexual e negligência);
- Crianças e adolescentes em trabalho infantil;
- Mulheres, idosos e pessoas com deficiência com seus direitos violados;
- Indivíduos e famílias em situação de rua com seus direitos violados.
QUAL O OBJETIVO DO CREAS?
Prevenir e combater a violação de direitos, ofertando ações especializadas com equipe multiprofissional de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes.
COMO ATUA O CREAS?
Como um órgão coordenador dos Serviços da Proteção Especial que opera a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da Proteção Especial com as demais políticas publicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos - SGD.
Quais atividades sistematicas desenvolvidas?
- Atividades de orientação psicossocial e jurídica;
- Visitas domiciliares: Acompanhamento dos casos;
- Encaminhamento para serviços intersetoriais; trabalho integrado com Conselho tutelar, Delegacias, e Ministério Público;
- Trabalho integrado com os demais Programas Sociais e rede socioassistenciais.
Qual a forma de procurar o serviço?
- Telefone: (18) 3341-1530
- Denúncia Nacional: Disque 100
- Conselho Tutelar: (18) 3341-2500