O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.

Nesta perspectiva, a unidade oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social em decorrência de:

  • Negligencia e abandono;
  • Ameaça de maus tratos;
  • Violações físicas e psíquicas;
  • Discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais.

Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da ação protetiva para família, o CREAS conta com uma equipe multiprofissional que promove a integração de esforços, recursos para potencializar as ações para os seus usuários e conta com a parceria dos serviços socioassistenciais e Sistema de Garantia de Direitos.

Qual o público alvo do CREAS?

  • Crianças e adolescentes vitimas de abuso de exploração sexual;
  • Crianças e adolescentes vitimas de violência domestica (violência física, psicológica, sexual e negligência);
  • Crianças e adolescentes em trabalho infantil;
  • Mulheres, idosos e pessoas com deficiência com seus direitos violados;
  • Indivíduos e famílias em situação de rua com seus direitos violados.

Qual o objetivo do CREAS?

Prevenir e combater a violação de direitos, ofertando ações especializadas com equipe multiprofissional de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes.

Como atual o CREAS?

Como um órgão coordenador dos Serviços da Proteção Especial que opera a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da Proteção Especial com as demais políticas publicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos - SGD.

Quais atividades sistematicas desenvolvidas?

  • Atividades de orientação psicossocial e jurídica;
  • Visitas domiciliares: Acompanhamento dos casos;
  • Encaminhamento para serviços intersetoriais; trabalho integrado com Conselho tutelar, Delegacias, e Ministério Público;
  • Trabalho integrado com os demais Programas Sociais e rede socioassistenciais.

Equipe Técnica

A equipe técnica é formada pela assistente social Márcia Ferreira Sabino, advogada Mônica Curry Sanches Jarillo, psicóloga Renata Gonçalves Quieze, auxiliar administrativo Claudete Antunes da Rocha Oliveira e a coordenadora Eliane Godoy.

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 as 17:00 horas.

Qual a forma de procurar o serviço?

  • Telefone: (18) 3341-1530
  • Denúncia Nacional: Disque 100
  • Conselho Tutelar: (18) 3341-2500

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