O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal que atende em áreas específicas com maior vulnerabilidade social. Oferece serviços destinados á família, dentre eles, o Programa de Atenção Integral á Família e o Programa de Atenção Integral ao Idoso - PAI.
Programa de Atenção Integral á Família - PAIF
Este serviço consiste no trabalho com famílias, tendo por finalidade fortalecer a função protetiva destas, prevenir a ruptura de seus vínculos e promover seu acesso a direitos. Prevê ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, baseados no respeito à heterogeneidade doa arranjos familiares atuais.
Acolhimento / Atendimento Individual
- Cadastramento no CadÚnico e Pró-Social;
- Preenchimento de formulário do BPC;
- Encaminhamento para Rede Intersetorial e Sócioassistencial.
Visitas Domiciliares
Este serviço tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social e contribuir para a apreensão do cotidiano da comunidade.
Atendimento para Idosos e Pessoas com Deficiência
O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.
- Usuários: Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial beneficiários do BPC e membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.
- Capacidade de Atendimento: Até 15 usuários.
- Metodologia:
- A equipe CRAS fará a identificação dos usuários que se enquadram na proposta de atendimento domiciliar;
- Após a identificação, a equipe realizará visitas para elaboração, juntamente com o usuário, do Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU;
- Os encaminhamentos necessários, a freqüência de visitas e o período de acompanhamento serão definidos no PDU;
- O acompanhamento e os registros da evolução dos casos serão feitos pela equipe técnica CRAS.
- Recursos Humanos: Equipe Técnica do CRAS.
GRUPO VAI IDOSO
Este serviço tem como foco assegurar um espaço de encontro para idosos, de modo a promover a convivência familiar e comunitária, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
- Este grupo desenvolve dois tipos de ações:
- 1. Grupo de convivência: realizado semanalmente, envolvendo as seguintes atividades: acolhimento, roda de conversa, alongamento, relaxamento, caminhada, ginástica localizada, danças, artesanato, corte e colagem, bingo, entre outras que surgirem conforme demanda identificada.
- 2. Aulas de hidroginástica: realizadas semanalmente, utilizando o espaço físico de academia de ginástica contratada.
- Usuários: idosos, residentes no território de abrangência do CRAS, prioritariamente pertencentes a famílias incluídas em programas de transferência de renda;
- Capacidade de Atendimento: Até 20 idosos;
- Período: Manhã;
- Freqüência: Semanal;
- Local: CRAS e academia de ginástica contratada;
- Recursos Humanos: Oficineiro e 01 (um) técnico responsável do CRAS.