O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal que atende em áreas específicas com maior vulnerabilidade social. Oferece serviços destinados á família, dentre eles, o Programa de Atenção Integral á Família e o Programa de Atenção Integral ao Idoso - PAI.

Programa de Atenção Integral á Família - PAIF

Este serviço consiste no trabalho com famílias, tendo por finalidade fortalecer a função protetiva destas, prevenir a ruptura de seus vínculos e promover seu acesso a direitos. Prevê ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, baseados no respeito à heterogeneidade doa arranjos familiares atuais.

Acolhimento / Atendimento Individual

  • Cadastramento no CadÚnico e Pró-Social;
  • Preenchimento de formulário do BPC;
  • Encaminhamento para Rede Intersetorial e Sócioassistencial.

Visitas Domiciliares

Este serviço tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social e contribuir para a apreensão do cotidiano da comunidade.

Atendimento para Idosos e Pessoas com Deficiência

O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

  • Usuários: Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial beneficiários do BPC e membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.
  • Capacidade de Atendimento: Até 15 usuários.
  • Metodologia:
    • A equipe CRAS fará a identificação dos usuários que se enquadram na proposta de atendimento domiciliar;
    • Após a identificação, a equipe realizará visitas para elaboração, juntamente com o usuário, do Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU;
    • Os encaminhamentos necessários, a freqüência de visitas e o período de acompanhamento serão definidos no PDU;
    • O acompanhamento e os registros da evolução dos casos serão feitos pela equipe técnica CRAS.
  • Recursos Humanos: Equipe Técnica do CRAS.

GRUPO VAI IDOSO

Este serviço tem como foco assegurar um espaço de encontro para idosos, de modo a promover a convivência familiar e comunitária, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

  • Este grupo desenvolve dois tipos de ações:
    • 1. Grupo de convivência: realizado semanalmente, envolvendo as seguintes atividades: acolhimento, roda de conversa, alongamento, relaxamento, caminhada, ginástica localizada, danças, artesanato, corte e colagem, bingo, entre outras que surgirem conforme demanda identificada.
    • 2. Aulas de hidroginástica: realizadas semanalmente, utilizando o espaço físico de academia de ginástica contratada.
  • Usuários: idosos, residentes no território de abrangência do CRAS, prioritariamente pertencentes a famílias incluídas em programas de transferência de renda;
  • Capacidade de Atendimento: Até 20 idosos;
  • Período: Manhã;
  • Freqüência: Semanal;
  • Local: CRAS e academia de ginástica contratada;
  • Recursos Humanos: Oficineiro e 01 (um) técnico responsável do CRAS.

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