A LUTA CONTRA A DENGUE DEPENDE DO ENGAJAMENTO DE TODOS!!
A PREFEITURA DE CÂNDIDO MOTA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL EM SAÚDE, REALIZOU NA MANHÃ DE HOJE, DIA 10/01, REUNIÃO DA SALA SITUACIONAL, QUE TEM COMO OBJETIVO PROMOVER AÇÕES E IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI, MOSQUITO RESPONSÁVEL POR DOENÇAS COMO DENGUE, FEBRE AMARELA, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS.
O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE VEM CRESCENDO EM DIVERSOS BAIRROS DA CIDADE, GERANDO PREOCUPAÇÃO ENTRE AS AUTORIDADES DE SÁUDE E EXIGINDO ATENÇÃO REDOBRADA DA POPULAÇÃO. DADOS RECENTES APONTAM PARA O AVANÇO DA DOENÇA, ESPECIALMENTE COM A CHEGADA DO VERÃO, QUANDO AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORECEM A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, TRANSMISSOR DA DENGUE.
OS SINTOMAS DA DENGUE INCLUEM FEBRE ALTA, DORES NO CORPO E NAS ARTICULAÇÕES, CANSAÇO, MANCHAS AVERMELHADAS NA PELE, DOR ATRÁS DOS OLHOS E EM ALGUNS CASOS,NÁUSEAS E VÔMITOS. DIANTE DO APARECIMENTO DE QUALQUER UM DESSES SINAIS, É FUNDAMENTAL PROCURAR UM SERVIÇO DE SAÚDE.
A ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO É A PRINCIPAL ESTRATÉGIA PARA CONTROLAR A DOENÇA. OS FOCOS DO AEDES AEGYPTI GERALMENTE ESTÃO EM RECIPIENTES QUE ACUMULAM ÁGUA PARADA, COMO CAIXAS D'ÁGUA ABERTAS, PNEUS, VASOS DE PLANTAS, GARRAFAS E ATÉ TAMPINHAS DE REFRIGERANTES.
É ESSECIAL VISTORIAR SEUS QUINTAIS E AMBIENTES AO REDOR, ELIMINANDO LOCAIS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE PERMITIR E COLABORAR COM A VISITA DOS AGENTES DE SAÚDE EM SUAS RESIDÊNCIAS. ELES ESTÃO APTOS A IDENTIFICAR POTENCIAIS CRIADOUROS E ORIENTAR SOBRE AS MELHORES PRÁTICAS DE PREVENÇÃO.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários