PROJETO PRAZER DE LER – SALA DE LEITURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CÂNDIDO MOTA

A Biblioteca Municipal “Lucilene Gargel Yera” se tornou um ponto de encontro para leitura e pesquisa para as crianças, jovens e adultos e agora terá um motivo ainda maior para esses momentos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura recebeu em dezembro de 2019, um e-mail da Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, questionando o interesse pelo Projeto ‘Prazer de Ler – Sala de Leitura’, desenvolvido pelo Instituto, para a Biblioteca Municipal e solicitando também a indicação de mais duas entidades ou escolas para serem contempladas com o mesmo projeto.

“Como a Biblioteca Municipal está desde o início desta gestão passando por uma reformulação, desde o espaço com todas as necessidades de acessibilidade e adequação do acervo, qual foi nossa felicidade em receber mais ajuda e a contribuição que este projeto traz pra nossa cidade. A partir deste e-mail começamos a nos comunicar para os trâmites burocráticos de documentação e organização das equipes de trabalho de cada local que receberia o Projeto, em nossa cidade foram contemplados a Biblioteca Municipal “Lucilene GargelYera”, a EM Olga Breve Alves e Centro Vocacional “Frei Paulino”. Os locais escolhidos foram estudados para que o maior número de pessoas da comunidade ao redor fossem atendidas” explicou a diretora do departamento de Cultura Luciane Caron que complementou “as equipes que foram formadas nas instituições começaram a capacitação remotamente para que, após concluírem a formação, comecem a atuar como Agentes de Leitura nos diversos projetos que serão desenvolvidos em cada unidade. É importante ressaltar que todos os envolvidos estão como voluntários, são pessoas que tem o mesmo pensamento, que valorizam o poder da leitura para a transformação dos seres humanos. Que é através da Educação e da Cultura que um País se faz grande”.

O secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti destacou: “muitas realizações aconteceram na área da Cultura em nossa cidade graças a um grande parceiro que é a CTG Brasil, que valoriza a arte e as suas diversas manifestações. Foi através desta parceria que recebemos peças de teatro na praça, cinema itinerante, shows musicais e agora esse projeto, nosso agradecimento a CTG Brasil, patrocinador também do projeto Prazer de Ler – Sala de Leitura do Instituto Oldemburgde Desenvolvimento”.

O prefeito Roberto Bueno por sua vez declarou: “a importância da parceria com instituições e empresas é muito grande para o município. Neste projeto ‘Prazer de Ler – Sala de Leitura’ a Biblioteca Municipal, a Escola Municipal ‘Olga Breve Alves’ e o Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ receberam mil exemplares, o que significa que o município recebeu três mil livros. Só temos a agradecer e exaltar o Instituto Oldemburg e também aos voluntários que estão se capacitando remotamente para depois colocar em prática o projeto”.

Sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento tem por missão implantar salas de leitura em comunidades, oferecendo oportunidades de informação e cultura a crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso ao livro.

Democratizar o conhecimento com o acesso ao livro, em parceria com órgãos públicos, empresas e associações comunitárias é o principal objetivo do Instituto Oldemburg.

Idealizado por Cristina Oldemburg, fundadora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, o projeto Prazer de Ler - Sala de Leitura disponibiliza, em cada sala de leitura, um acervo de 1.000 livros para consulta e empréstimo para a comunidade do entorno do local. São 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantojuvenil, desenvolvimento pessoal, história, filosofia, ciências sociais, tecnologia e ciências aplicadas, artes e sustentabilidade e meio ambiente. Cada título tem dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala. As 10 novas salas de leitura somam-se às 872 salas inauguradas até ano passado, totalizando, assim, 882 salas de leitura, e um acervo de 882 mil livros acessíveis à população de 24 estados do Brasil.

Transparente

PAT

Procon

Câmara Municipal

Servidor

Vigilância Sanitária

Trânsito

Banco do Povo

Junta Militar

Sala do Empreendedor

Sebrae Aqui

SAAE

Instituto de Previdência

                           

Prefeitura Municipal de Cândido Mota

Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000

Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP               

Expediente: Segunda a Sexta-feira das 8 às 11 e das 13 às 16h

Município Consorciado

logo civap

 

© 2020 Prefeitura Municipal de Cândido Mota. Todos os Direitos Reservados. by CeOSBrasil