PROJETO PRAZER DE LER – SALA DE LEITURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CÂNDIDO MOTA

A Biblioteca Municipal “Lucilene Gargel Yera” se tornou um ponto de encontro para leitura e pesquisa para as crianças, jovens e adultos e agora terá um motivo ainda maior para esses momentos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura recebeu em dezembro de 2019, um e-mail da Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, questionando o interesse pelo Projeto ‘Prazer de Ler – Sala de Leitura’, desenvolvido pelo Instituto, para a Biblioteca Municipal e solicitando também a indicação de mais duas entidades ou escolas para serem contempladas com o mesmo projeto.

“Como a Biblioteca Municipal está desde o início desta gestão passando por uma reformulação, desde o espaço com todas as necessidades de acessibilidade e adequação do acervo, qual foi nossa felicidade em receber mais ajuda e a contribuição que este projeto traz pra nossa cidade. A partir deste e-mail começamos a nos comunicar para os trâmites burocráticos de documentação e organização das equipes de trabalho de cada local que receberia o Projeto, em nossa cidade foram contemplados a Biblioteca Municipal “Lucilene GargelYera”, a EM Olga Breve Alves e Centro Vocacional “Frei Paulino”. Os locais escolhidos foram estudados para que o maior número de pessoas da comunidade ao redor fossem atendidas” explicou a diretora do departamento de Cultura Luciane Caron que complementou “as equipes que foram formadas nas instituições começaram a capacitação remotamente para que, após concluírem a formação, comecem a atuar como Agentes de Leitura nos diversos projetos que serão desenvolvidos em cada unidade. É importante ressaltar que todos os envolvidos estão como voluntários, são pessoas que tem o mesmo pensamento, que valorizam o poder da leitura para a transformação dos seres humanos. Que é através da Educação e da Cultura que um País se faz grande”.

O secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti destacou: “muitas realizações aconteceram na área da Cultura em nossa cidade graças a um grande parceiro que é a CTG Brasil, que valoriza a arte e as suas diversas manifestações. Foi através desta parceria que recebemos peças de teatro na praça, cinema itinerante, shows musicais e agora esse projeto, nosso agradecimento a CTG Brasil, patrocinador também do projeto Prazer de Ler – Sala de Leitura do Instituto Oldemburgde Desenvolvimento”.

O prefeito Roberto Bueno por sua vez declarou: “a importância da parceria com instituições e empresas é muito grande para o município. Neste projeto ‘Prazer de Ler – Sala de Leitura’ a Biblioteca Municipal, a Escola Municipal ‘Olga Breve Alves’ e o Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ receberam mil exemplares, o que significa que o município recebeu três mil livros. Só temos a agradecer e exaltar o Instituto Oldemburg e também aos voluntários que estão se capacitando remotamente para depois colocar em prática o projeto”.

Sobre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento tem por missão implantar salas de leitura em comunidades, oferecendo oportunidades de informação e cultura a crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso ao livro.

Democratizar o conhecimento com o acesso ao livro, em parceria com órgãos públicos, empresas e associações comunitárias é o principal objetivo do Instituto Oldemburg.

Idealizado por Cristina Oldemburg, fundadora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, o projeto Prazer de Ler - Sala de Leitura disponibiliza, em cada sala de leitura, um acervo de 1.000 livros para consulta e empréstimo para a comunidade do entorno do local. São 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantojuvenil, desenvolvimento pessoal, história, filosofia, ciências sociais, tecnologia e ciências aplicadas, artes e sustentabilidade e meio ambiente. Cada título tem dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala. As 10 novas salas de leitura somam-se às 872 salas inauguradas até ano passado, totalizando, assim, 882 salas de leitura, e um acervo de 882 mil livros acessíveis à população de 24 estados do Brasil.