CRAS

CRAS

 

vaidoso2

 

O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal que atende em áreas específicas com maior vulnerabilidade social. Oferece serviços destinados á família, dentre eles, o Programa de Atenção Integral á Família e o Programa de Atenção Integral ao Idoso - PAI

  

Programa de Atenção Integral á família - PAIF

Este serviço consiste no trabalho com famílias, tendo por finalidade fortalecer a função protetiva destas, prevenir a ruptura de seus vínculos e promover seu acesso a direitos. Prevê ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, baseados no respeito à heterogeneidade doa arranjos familiares atuais.

 

ACOLHIMENTO / ATENDIMENTO INDIVIDUAL

  • Cadastramento no CadÚnico e Pró-Social;

  • Preenchimento de formulário do BPC;

  • Encaminhamento para Rede Intersetorial e Sócioassistencial.

 

VISITAS DOMICILIARES

Este serviço tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social e contribuir para a apreensão do cotidiano da comunidade.

 

 

ATENDIMENTO PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

Usuários: Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial beneficiários do BPC e membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.

Capacidade de atendimento: Até 15 usuários;

Metodologia

  • A equipe CRAS fará a identificação dos usuários que se enquadram na proposta de atendimento domiciliar;

  • Após a identificação, a equipe realizará visitas para elaboração, juntamente com o usuário, do Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU;

  • Os encaminhamentos necessários, a freqüência de visitas e o período de acompanhamento serão definidos no PDU;

  • O acompanhamento e os registros da evolução dos casos serão feitos pela equipe técnica CRAS.

Recursos Humanos: Equipe Técnica do CRAS.

 

 GRUPO DE BALLET

Descrição: Este serviço complementa as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e as de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oferece às crianças acesso a experiências culturais e de lazer, possibilitando o convívio grupal, o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito.

 

 

Usuários: Crianças com idades entre 06 e 12 anos, residentes no território de abrangência do CRAS, prioritariamente pertencentes á família incluídas em programas de transferência de renda;

Capacidade de Atendimento: Até 30 crianças;

Período: Manhã e tarde;

Frequência: Semanal, em horário contrário ao escolar;

Local: Escola de Ballet contratada;

Recursos Humanos: Professora de Ballet e 01 (um) técnico do CRAS.

 

 

 

 

APOIO A INICIATIVAS ASSOCIATIVAS

Descrição: Este serviço oferece apoio a grupos populares que se organizam para geração de trabalho e renda, de acordo com os princípios da economia solidária. Visa contribuir para que a organização desses grupos propicie uma inserção mais ativa e crítica na realidade e no mundo do trabalho. É realizado em parceria com a INCOP - Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP/Assis.

Usuários: Grupos de usuários, residentes no território do CRAS, interessados em organizar e sistematizar sua atuação de acordo com os princípios do Cooperativismo e da Economia Solidária;

Período e frequência: as reuniões são determinadas de acordo com a necessidade do grupo;

Local: CRAS e outros locais no território de abrangência;

Recursos Humanos: Técnico Responsável do CRAS, estagiários de psicologia, assistência social, técnicos da INCOP e outros profissionais envolvidos com as temáticas dos grupos.

RECICAM

Atualmente o CRAS oferece este apoio a Associação de Catadores de Materiais Recicláves de Cândido Mota – RECICAM. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente - SAAMA e a Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp/Assis - INCOP.

 

GRUPO VAI IDOSO

Descrição: Este serviço tem como foco assegurar um espaço de encontro para idosos, de modo a promover a convivência familiar e comunitária, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

 

 

Este grupo desenvolve dois tipos de ações:

1.Grupo de convivência: realizado semanalmente, envolvendo as seguintes atividades: acolhimento, roda de conversa, alongamento, relaxamento, caminhada, ginástica localizada, danças, artesanato, corte e colagem, bingo, entre outras que surgirem conforme demanda identificada.

2. Aulas de hidroginástica: realizadas semanalmente, utilizando o espaço físico de academia de ginástica contratada.

Usuários: idosos, residentes no território de abrangência do CRAS, prioritariamente pertencentes a famílias incluídas em programas de transferência de renda;

Capacidade de atendimento: Até 20 idosos;

Período: Manhã;

Freqüência: Semanal;

Local: CRAS e academia de ginástica contratada;

Recursos Humanos: Oficineiro e 01 (um) técnico responsável do CRAS.

 


Transparente

PAT

Procon

Câmara Municipal

Servidor

Vigilância Sanitária

Trânsito

Banco do Povo

Junta Militar

Sala do Empreendedor

Sebrae Aqui

SAAE

Instituto de Previdência

                           

Prefeitura Municipal de Cândido Mota

Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000

Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP               

Expediente: Segunda a Sexta-feira das 8 às 11 e das 13 às 16h

Município Consorciado

logo civap

 

© 2020 Prefeitura Municipal de Cândido Mota. Todos os Direitos Reservados. by CeOSBrasil